domingo, 16 de março de 2008

Procon/Am orienta público no Shopping Grande Circular

O Departamento de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/AM) e o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon) em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) montaram na sexta-feira (14), no Shopping Grande Circular, bairro São José, zona Leste de Manaus, um stand para orientar a população sobre os direitos do consumidor. O evento faz parte das comemorações do dia do consumidor, festejado no sábado, 15 de março.
Segundo o diretor do Procon/Am Guilherme Frederico Gomes, a intenção do órgão era trazer a informação para perto dos cidadãos, por isso a zona leste, a mais populosa da cidade, foi escolhida para sediar o evento. “Esse ano, há muito a se comemorar. O consumidor conquistou vitórias como a vara do consumidor que funciona dentro da sede do Procon”, disse Guilherme Frederico ao relembrar os 18 anos do código de defesa do consumidor.
Em 2007, o Procon/Am recebeu 27 mil reclamações de consumidores descontentes com os serviços recebidos. Nesse primeiro trimestre de 2008, já foram recebidas mais de 2000 reclamações nos postos do Procon instalados nos PAC’s – Pronto Atendimento ao Consumidor. Por telefone, o Procon recebe uma média mensal de 1000 reclamações.
Para Guilherme Frederico, isso é reflexo de que a população está mais atenta quanto aos seus direitos. “O setor bancário é o que mais tem incomodado o consumidor com relação às filas”, revelou o diretor do Procon/Am.
Mas para a representante do Ministério Público no Condecon Maria José Aquino, há outros setores mais difíceis como à telefonia, a energia elétrica, a água e o transporte urbano cujos serviços prestados à população deixam a desejar.
Além do setor de serviços, os produtos também participam da lista de reclamações dos consumidores. Tijolos, cigarros, copos descartáveis, chocolate, cachaça, água sanitária, esses e muitos outros itens integram a lista de queixa dos consumidores, a maior parte dos produtos possue problemas no peso e na medida. O arroz lidera o ranking dos produtos com maior diferença entre o peso real e o apresentado na embalagem alcançando a diferença de cerca de 200g.
De acordo com o gerente de administração e transporte do Ipem José Itamar, A finalidade do órgão não é punir, mas tornar a relação entre consumidor e fabricante mais justa. Entretanto, depois de constatada a irregularidade no peso ou na medida dos produtos, o Ipem dá um prazo de 15 dias para que o fabricante se readequar. A persistência ocasiona multas superiores a R$ 3 mil.
Além do balcão de informações montado durante todo o dia para atender a população no Shopping Grande Circular, à noite, os técnicos do Procon/AM ministraram aos alunos da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) uma palestra sobre os direitos básicos do consumidor.

2 comentários:

Attilio Bongiovani disse...

NADA FUNCIONA EM MANAUS.
TRANSITO QUE NÃO RESPEITA PEDESTRE VC E OBRIGADO A ATRAVESSAR CORRENDO.
NÃO EXISTE PLACAS COM OS NOMES DA RUA NOS BAIRROS
TELEFONE A TELEMAR, RI DE VC QUANDO USA, A VOZ FALA BOBAGEM, ESTE NUMERO NÃO EXISTE, DEVERIA FALAR TELEMERDA,EQUIPAMENTO UNTRAPASSADO
AGUA QUE VC PAGA TAXA DE RELIGAÇÃO DE URGENCIA QUE SERIA ATÉ QUATRO HORAS PARA RELIGAR, ESQUECE
S0U DE SÃO PAULO, BRASILEIRO,ESTOU MORANDO ATUALMENTE EM MANAUS, FICO ENVERGONHADO DE NOSSA TERRA SER ASSIM.
ATTILIO BONGIOVANI
092 8818-3621

Unknown disse...

Essa ESBAm assistiu uma palestra sobre direitos do consumidor, so hipocresia, pois nao respeita nenhum consumidor, pois se um aluno nao paga em dias a faculdade ela expulsa o mesmo, sem direito a estudar e se formar