quinta-feira, 17 de abril de 2008

Da Redação do Tréplica

MUNDO

A polícia indiana deteve 180 pessoas nas imediações do local por onde passou a tocha olímpica nesta quinta-feira em Nova Delhi na Índia. A informação é da agência de notícias France Presse.
O percurso, de apenas 3 quilômetros pelo centro da cidade, entre o palácio presidencial e o monumento da Porta da Índia, foi vigiado por 16 mil policiais e militares e durou cerca de 30 minutos.
Segundo a agência Reuters, cerca de 70 esportistas e celebridades, incluindo artistas de Hollywood, estavam presentes nas ruas para assistir à cerimônia. Protestos foram registrados em várias cidades do país.

BRASIL

A oposição no Senado se articula para manter a convocação da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff para falar sobre o dossiê com gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na Comissão de Infra-Estrutura. A informação foi publicada hoje na Folha on line.
O objetivo é impedir a votação do recurso do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), que anulou a convocação da ministra. Para evitar a votação do recurso, o presidente da Comissão de Infra-Estrutura, Marconi Perillo (PSDB-GO), cogita não realizar a sessão e remeter o assunto diretamente à Comissão de Constituição e Justiça, onde a oposição conta com o apoio de "governistas independentes", como Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Simon (PMDB-RS) e Jefferson Péres (PDT-AM).

REGIONAL

No Pará, aproximadamente 800 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores na Mineração (MTM) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta quinta-feira, a Ferrovia de Carajás, em Parauapebas, que liga o Pará ao Maranhão.
Segundo a Folha on line, a ocupação é para marcar os 12 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 trabalhadores rurais morreram em um confronto com a polícia. Os manifestantes também pedem agilidade na reforma agrária e melhores condições para os garimpeiros.
Ainda com informações do Pará, a governadora Ana Júlia Carepa (PT), quer repartir com o governo federal, outros Estados e até mesmo outros países, a conta do combate ao desmatamento na Amazônia.
Segundo o site Portal Amazônia, a governadora propõe que seja criado um fundo para financiar desde políticas de fiscalização até o pagamento de compensações a produtores que mantiverem a atividade econômica dentro da legalidade.

AMAZONAS

O Amazonas está entre os primeiros estados brasileiros em escassez de médicos. Pelo menos é o que revela uma pesquisa realizada em 2005 pela Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada nesta semana.
Segundo a FGV, a proporção ideal é de um médico para cada 300 habitantes. Pela pesquisa, o Amazonas possui um médico para cada mil e 87 habitantes e está na posição de número 20 entre os 27 estados da federação.
Segundo dados do Conselho Regional de Medicina (CRM), existem em atividade no Estado, 3 mil e 82 médicos. Desses, apenas 251, o equivalente a 8%, atuam nos 61 municípios do Interior.
Segundo o site Portal Amazônia, se for Levado em consideração a atual população do interior do Amazonas, 1 milhão e meio de habitantes, existe um médico para cada 6 mil e 300 habitantes. De acordo com a presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Auxiliadora Brito, a escassez de médicos no interior reflete na população que sofre com a falta dos profissionais.

AMAZONAS 2

Na manhã de ontem (16), A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) firmou um convênio com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para realizar acompanhamento jurídico de processos das detentas provisórias da cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa.
O projeto de atendimento jurídico individualizado acontece desde 2007 e é voltado a detentas que não tem condições financeiras de contratar um advogado particular que agilize o andamento do processo na Justiça. O acompanhamento às internas é feito por professores de Direito forense da Ufam, que coordenam o projeto, e por 10 formandos de Direito da Universidade.
Amanhã (18), às 16 horas na sala de mestrado da faculdade de Direito da Ufam, acontecerá a primeira reunião com os coordenadores do projeto para a análise dos processos das detentas e definição dos atendimentos.
O convênio entre a Sejus e a Ufam vai permitir a solicitação de pedidos de hábeas corpus para as internas, além da aceleração de processos que estão parados na justiça.

ESPORTE

O Nacional passou por um susto ontem no Vivaldão ao empatar em 2 a 2 com o Sul América na partida válida pela terceira rodada do Segundo turno do campeonato Amazonense.
A equipe começou vencendo, mas o Sul América fez 2 a 1 no 1º tempo. Tudo parecia perdido até que um gol de Fininho salvou o Leão. Com o resultado, o Nacional manteve a liderança do grupo 2 com 7 pontos, classificando-se, assim, para a fase semi-final do Segundo turno. O São Raimundo, adversário do próximo domingo, vem em segundo lugar com 6 pontos.
Na colina as notícias são boas. Segundo o jornal Diário Do Amazonas, o time não tem desfalques para esta partida. O técnico Adnamar Abib decide até amanhã se mantém o esquema tático 3-4-3 ou muda para o 3-5-2.Já o Sul América soma 5 pontos e já está eliminado, assim como o América que completava o grupo.

ESPORTE 2

A forte chuva que atinge Manaus nesta quinta-feira também respingou no esporte. O jogo entre Princesa do Solimões e Líbermorro, que estava previsto para hoje no Vivaldão, foi adiado para amanhã às 15h45 conforme informou a TV Amazonas. A chuva prejudicou o gramado do estádio.
Com ou sem adiamento, os 2 times jogam somente para cumprir tabela. Segundo o jornal Diário do Amazonas, quatro jogadores do princesa pediram para sair do time: O meia Tinha, o goleiro Ney Belém, o lateral direito Diney e o zagueiro Ney. Além dos jogadores, o diretor Rafael Maddy também se despede do clube.
No libermorro, sem vencer há 12 jogos, a única dúvida é o atacante Luiz Alípio. O clube tenta reverter a suspensão do atleta.

ESPORTE 3

A nadadora Valéria Santarém de 14 anos surpreendeu mais uma vez e quebrou 4 recordes brasileiros, provando que é uma forte candidata para as Paraolimpíadas de Pequim. Os recordes foram batidos no último fim de semana, quando a atleta amazonense venceu as cinco provas de natação durante o Primeiro Campeonato Paraolímpico Norte/Nordeste, organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.
Segundo o jornal A crítica, Valéria bateu os próprios recordes nas provas dos 50 e 400 metros livres, 100 metros costas e nos 100 metros nado borboleta. Apesar de já ter cinco índices para a Paraolimpíada de Pequim, Valéria ainda não está certa para os jogos porque o Brasil têm apenas 24 vagas na natação e 50 atletas com índice para a competição.

Nenhum comentário: