terça-feira, 6 de maio de 2008

Até Quando?

Por Daniel Jordano
Foto: Alberto César Araújo/ AE


É com grande espanto que a sociedade amazonense assiste a mais um trágico acidente nos rios do estado. Não é a primeira vez que um acidente como este acontece, e se depender da inércia das nossas autoridades, não será o último.
No ano passado um outro naufrágio foi destaque nacional em vários jornais, TV’s e rádios.Como as nossas autoridades, ditas competentes, vão explicar dois graves acidentes em menos de um ano?

Os naufrágios em Itacoatiara e agora em Manacapuru, evidenciam a falta de fiscalização nas embarcações que cruzam os grandes rios da região. Grandeza essa que Brasília parece desconhecer, mesmo tendo várias pessoas compondo as bancadas do Senado, da Câmara dos deputados e o gabinete do ministério dos transportes. Aliás, onde está a tão prometida sinalização dos rios?

O corpo de bombeiros e a capitania dos portos fazem um grande trabalho na busca por vítimas. No entanto, falta o trabalho de prevenção ocasionado por recursos mínimos. Os homens da marinha parecem enxugar gelo, pois se desdobram para atuar em uma área de distâncias continentais. A falta de controle colabora não somente para acidentes, mas também para a prática de crimes tais como a retirada ilegal de madeira e a biopirataria.

O presidente Lula vai estar nesta terça-feira em Manaus.Seria uma boa oportunidade para as nossas autoridades, ditas competentes, colocarem em pauta o assunto e de uma vez por todas resolverem os problemas da navegação no rio Amazonas.

Nenhum comentário: