O primeiro festival internacional foi concebido para ser um momento de celebração da literatura entre autores e leitores e é uma iniciativa de escritores amazonenses, editora valer e grupos empresariais da cidade.
De 18 a 22 de Novembro, Manaus vai sediar o 1º Festival Internacional da Floresta (Flifloresta). O evento vai tratar da literatura direcionada às questões ambientais e tem o objetivo de promover a leitura e o contato dos leitores com escritores da Amazônia, de outras regiões do país, da América Latina e outras partes do mundo.
Durante a semana do festival literário, debates em universidades e escolas de ensino fundamental e médio tratarão da importância da reflexão, a partir da perspectiva literária, dos temas contemporâneos enfatizando o meio ambiente e a Amazônia.
O proprietário da Editora Valer, Isaac Maciel, ressalta que o 1º Flifloresta além de ser um festival sobre literatura, oferecerá aos participantes atividades paralelas a respeito da literatura voltada ao meio ambiente. “Temos convidados da América latina e de diversas partes do mundo”, disse Maciel.
"
Os autores Márcio Souza, Luiz Bacellar, Elson Farias e Thiago de Mello cederam seus direitos autorais para possibilitar a distribuição gratuita de 100 mil livros durante o evento. No site do Flifloresta 400 obras integrais da literatura universal, brasileira e regional estarão disponíveis para leitura e download gratuitos".
Cinco escritores estrangeiros, vinte da Amazônia e dez de outras regiões do país, integrarão as mesas temáticas, palestras, além de fazerem o lançamento de obras inéditas no evento. Ao todo, serão oito mesas temáticas e 16 palestras. A programação do festival será estendida aos municípios vizinhos a Manaus.
A poetisa Violeta Branca, primeira mulher a se destacar na literatura do Amazonas e a primeira a integrar uma Academia de Letras no Brasil, e o poeta Luiz Bacellar, em comemoração aos seus 80 anos de vida, serão os homenageados do evento.
Florestinha
Além das oficinas e palestras voltadas aos jovens e adolescentes, o 1º Festival Literário Internacional da Floresta também vai buscar os leitores mirins. Para tanto, haverá uma programação particular, por meio de um evento paralelo intitulado de Florestinha, dedicado ao público infanto-juvenil. O Florestinha tem o objetivo de aproximar as crianças dos livros.
Site oficial do evento: http://www.flifloresta.com.br/
Texto: Assessoria Valer e Redação do Tréplica.
Fotos: Assessoria Valer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário