A montagem amazonense da tragédia grega Antígona, de Sófocles, estréia domingo (19), às 18 horas, no Teatro Amazonas com entrada gratuita. Comandada pelo grupo teatral Amazônia Arte-Mythos, “Antígona” integra junto com as peças Medéia e Prometheu, o projeto Tragecontemporâneo que o grupo vem desenvolvendo há cinco anos.
As montagens de Medéia e Prometheu já carregam consigo a vitória de diversos prêmios teatrais, entre eles, o de Melhor Espetáculo no 2º e 3º Festival de Teatro da Amazônia.
Fotos: Danilo Junior
Antígona foi escrita em 442 A.C., por Sófocles que dedicou atenção a um confronto básico: as pretensões rivais do Estado e da consciência individual. Antígona luta para enterrar o irmão Polinice proibido pelo rei Creonte, seu tio, de ser sepultado. Antígona enterra o irmão com as próprias mãos e é punida pelos descumprimento a determinação do Rei.
A diretora da montagem, Narda Teles, disse que o espetáculo é inspirado na arte Grecobúdica, simbolizando tanto o oriente quanto o ocidente. "A universalidade do mito permite imprimir uma essa mistura de culturas e épocas. Quem acompanhou as tragédias anteriores certamente vai se surpreender com o que verá em cena, pois apesar de transformarmos o vazio cênico em pura emoção, o público será levado a um lugar inimaginável".
Antígona foi premiada pelo Programa de Apoio a Arte (PROARTE) da Secretaria de Estado de Cultura.
A Companhia
O produtor do grupo João Taneda diz que o Mythos desenvolve vários projetos culturais na cidade, entre eles o Ame a Amazônia com espetáculos infantis que mostram a importância de cuidar da natureza, o Ensinando para a Vida onde os pequenos apreendem bons hábitos, Contando Lendas que difunde a cultura amazônica, entre outros.
"Nosso trabalho está relacionado com a arte-educação, sabemos que montar espetáculos adultos é importante, mais o grupo prioriza os infantis, que felizmente também tem sido premiados, como Cici e as Formiguinhas Tucandeiras que ganhou prêmio nacional dos correios. E o apoio de instituições como o Sintel e o Sesc/AM tem sido fundamental para nossas realizações artísticas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário