segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Jogo Rápido

Hoje no Jogo Rápido você conhece um pouco do trabalho do cineasta amazonense Carlos Amorim. Estreante na área audiovisual, Amorim assina o roteiro e a direção do documentário de curta-metragem "Vespas Sociais e o Homem da Amazônia", um dos vencedores do edital do Programa de Apoio às Artes (Proarte) realizado em 2007 pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas. O documentário está em fase de pré-produção.

TRÉPLICA - 'VESPAS SOCIAIS E O HOMEM DA AMAZÔNIA" É O SEU PRIMEIRO TRABALHO AUDIOVISUAL?
AMORIM - Audiovisual é algo que fica martelando em minha mente. Há alguns anos (7, acho) fiz um desenho animado, e fiquei entre os 4 finalistas de um concurso da SEC. Foi uma grande experiência pois elaborei o roteiro, fiz todos os desenhos, e ainda aprendi a utilizar programas para animação. O resultado final foi amador, mas o aprendizado foi grande. Já participei também com roteiros de ficção em concursos nacionais, não levei, mas valeu a participação. Há pouco tempo, tive o prazer de estudar numa extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com o professor Luiz Carlos Martins (A Selva na Selva, DOC TV) exatamente sobre roteiros de documentário. Além deste projeto de Documentário, fiquei sabendo que meu outro trabalho (ficção) também foi selecionado no mesmo concurso, como somente um projeto por pessoa poderia ser escolhido, optei pelo documentário. Não sou um profissional da área, mas estou ficando bem motivado a continuar realizando trabalhos em audiovisual.
Tenho dois roteiros de ficção, em especial, que pretendo concluir e num futuro próximo produzir, quem sabe com o apoio da própria SEC, a quem dou meus agradecimentos pelo processo consistente de incentivo ao desenvolvimento de talentos e à produção artística no estado do Amazonas.

TRÉPLICA - DO QUE TRATA "VESPAS SOCIAIS E O HOMEM DA AMAZÔNIA"?
AMORIM - O Documentário "Vespas sociais e o homem da Amazônia" é um Projeto que trata da relação do amazônida do interior do Estado com o inseto conhecido como caba, uma vespa social. Eu pretendo trazer imagens do interior do Amazonas, e conhecimento para o homem simples do interior sobre este inseto que é encontrado em nossas cidades. Suas curiosidades, fragilidades, e o que a "caba" tem de herói e vilão. Darei ainda uma visão do uso econômico do inseto em algumas regiões do país. É também uma oportunidade de divulgar as belezas do interior do Amazonas, isso é sempre bom, quando mais em se tratando de um município com potencial natural para o ecoturismo, como é o caso de Silves (200 km em linha reta de Manaus e 250 km por via fluvial).

TRÉPLICA - QUANTO TEMPO VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO NA CONCEPÇÃO DO PROJETO?
AMORIM - Eu escrevi o Projeto em poucos dias, mas poderia dizer que ele é fruto de vários meses de observação. Eu estive a trabalho no município de Silves durante um ano, e foi neste período que o tema foi surgindo e martelando a minha mente para criar o Projeto. Quando fiquei sabendo da iniciativa da SEC, resolvi escrever.

TRÉPLICA - ESTÁ PROCURANDO OUTROS PATROCINADORES PARA O FILME?
AMORIM - Tem o incentivo, o prêmio, da própria SEC. Contudo, para realizar um trabalho de melhor qualidade, estou buscando outros patrocinadores em potencial. O custo não deverá ser pequeno pois minha expectativa é fazer um trabalho final de qualidade, para tanto contarei com profissionais da área.

TRÉPLICA - QUANDO ELE COMEÇA A SER FILMADO?
AMORIM - Nossa esperança é que comecemos o trabalho o quanto antes, pois, como é um Projeto sazonal, a captação das imagens pode demorar devido as fases da lua, o nível do rio e à estação dos insetos. O trabalho está começando agora, e estamos na fase de montagem da equipe, captação de patrocínios, bem como aguardando a liberação de recursos por parte do Estado.

Nenhum comentário: