sexta-feira, 31 de outubro de 2008

MinC e SEC querem selecionar 40 pontos de cultura no Amazonas

Na segunda-feira (3), a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC) vai lançar o Edital dos Pontos de Cultura do Estado do Amazonas. O projeto faz parte do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC) e vai selecionar 40 pontos de cultura em todo o Estado. As inscrições de projetos começam na segunda e finalizam no dia 10 de março de 2009.

Segundo a assessoria de comunicação da SEC, o edital com os critérios de seleção dos projetos, assim como a documentação necessária à inscrição, estarão disponíveis no site da secretaria na segunda.

Os pontos de cultura são conveniados pelo Estado e vão receber recursos até 2010 para manter e fomentar ações culturais em suas comunidades. De acordo com o secretário de cultura do Amazonas, Robério Braga, a iniciativa representa uma oportunidade de ouro para pessoas que têm boas idéias, mas encontram-se impossibilitadas de colocá-las em prática por falta de recurso. “Quem se inscrever terá a possibilidade de levar a conhecimento público projetos que, muitas vezes, ninguém havia idealizado antes. Com os pontos de cultura, ficará mais fácil ajudar a todos: os inscritos, que receberão apoio, e a sociedade em geral, que só ganha com estas ações”, comenta.

O objetivo do edital é proporcionar, a partir dos pontos de cultura, uma gestão mais democrática relacionada às ações de políticas públicas culturais, que podem se materializar de várias formas: na inclusão social, na construção da cidadania – seja através da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais – e na delegação de maior autonomia a diversos grupos étnicos, comunidades e movimentos sociais formadores da multiplicidade cultural amazonense.

Nenhum comentário: