quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O pobre dono do dinheiro

*Ellza Souza

É sempre bom alertar. O que são as verbas públicas? É uma verba descontada dos funcionários chamados políticos para suas despesas e de seus familiares? É uma verba ou dinheiro ou money feita na fábrica chamada casa da moeda destinado a uma rubrica no orçamento conhecida como caixinha para fins dos políticos? Afinal o que é isso e para que serve?

Apesar da brincadeira, a vida do cidadão poderia melhorar se soubéssemos responder prontamente a essa pergunta. E mais algumas do tipo: para onde está indo esse dinheiro? O objetivo final foi alcançado? Melhorou em que a sua vida? Não sabemos responder porque não acompanhamos nada sobre esse assunto. Apesar do dinheiro ser nosso não estamos nem aí para o que estão fazendo com ele. Respondendo à pergunta inicial as verbas públicas representam o montante de tudo o que foi arrecadado de impostos da população. Então é o seu dinheiro que está em jogo, percebeu ou ainda não? Apenas por isso precisamos ficar atentos para não sermos ludibriados.

Com as verbas públicas sendo utilizadas corretamente os serviços vão acontecer. A vida da sociedade vai melhorar. Já pensou nisso? O hospital funcionando adequadamente sem faltar equipamentos e material básico. O pronto socorro atendendo prontamente a todos, sem filas e com médicos competentes. Os incompetentes que procurem outra atividade. Todas as escolas com professores que amem sua profissão, com água limpa e merenda para os alunos. Uma polícia eficiente com regras claras para quem “sair da linha”. Leis mais duras para a bandidagem de qualquer esfera. E a cultura? O incentivo às artes e aos talentos locais daria qualidade à vida das pessoas principalmente dos jovens.

O problema é que enquanto a maioria dorme os oportunistas que sofrem de insônia, trabalham. As verbas públicas quando são desviadas ou vão para cuecas de maus políticos ou seguem direto para insuflar a violência que o povo tanto reclama. Armas, drogas, jogo, pirataria. Tudo isso pode estar sendo mantido pelo nosso suado dinheiro, que quando passa a ser público pode estar sendo administrado por maus políticos. E o dono não procura se inteirar para onde está indo o seu dinheiro.

Enquanto a sociedade não acordar e apenas reclamar, tudo continua na mesma ou melhor, os oportunistas vão ganhando espaço e literalmente ocupam o grande vazio deixado pelo descaso da população. Falta do nosso lado indignação e participação. Ocupar esse espaço que é nosso. Procure um serviço público e observe. Prédio bonito, desenhozinho na parede, muita gente passeando no corredor mas no caso da saúde o coitado do doente passa pela burocracia e má vontade dos atendentes para ser “mau olhado” por um médico. Nas escolas, a juventude não tem vontade de estudar. É muito ruim o ensino brasileiro, público ou não.

O resultado são pessoas que abandonam os estudos e sem ocupação são facilmente aliciados pelos mercadores da fraqueza humana cada vez mais experientes num ramo que dá lucro e poder mais rápido. Uma sociedade desorganizada é tudo que esse tipo de marginal precisa para “viver melhor”. Eles estão bem e as pessoas de bem que se explodam. Vamos acordar minha gente.

* Ellza Souza é jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Roteirista e Escritora.

Nenhum comentário: