Segundo pesquisa da ONG chilena Latinobarómetro, o presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva (PT) é o mais influente líder ibero-americano. Ele recebeu nota 5,9 numa escala que vai de zero a dez. Em segundo lugar aparece o rei espanhol Juan Carlos, em terceiro outro espanhol, o ministro Zapatero do partido socialista. Em anos anteriores, Lula havia empatado com Zapatero.
Essa pesquisa acompanha o grau de popularidade e de poder de interferência numa determinada situação. Outros governantes foram bem avaliados como Michelle Bachelet do Chile, que ficou em quarta colocação, o paraguaio Fernando Lugo (5º) e o colombiano Álvaro Uribe (6º). Este último por ter tido êxito na libertação da senadora Ingrid Bittencourt.
Os presidentes da Bolívia, Argentina e Venezuela ficaram em 10º, 11º e 13º respectivamente. "Esse resultado é óbvio, já era esperado, afinal, o Brasil se transformou em uma potência mundial. Lula colocou o Brasil no cenário internacional e a América Latina foi junto e reconhece isso,” afirmou a diretora do Latinobarómetro, Marta Lagos, baseada em Santiago, no Chile.
Ela ainda credita o bom posicionamento de Lula ao comportamento do Brasil durante a crise com a Bolívia e o estancamento do crescimento da popularidade de Hugo Chávez. "Sem muito barulho, superou a crise com a Bolívia e "dominou" e "controlou" a influência de Chávez na região”, disse.
O comportamento da sociedade brasileira também é destacada por ela. “No Brasil, parecem não acreditar nos contos mágicos, eles sabem da realidade do país”, ponderou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário