terça-feira, 4 de novembro de 2008

Record volta a vice-liderança na Grande São Paulo

Tabajara Moreno
Da Equipe do Jornal Tréplica

A Record voltou ao caminho da liderança. Em outubro, conforme dados divulgados ontem pelo Ibope, a emissora foi a segunda rede de tevê mais assistida na Grande São Paulo. Em agosto e setembro, ela dividiu a segunda posição com o SBT. Os dados de outubro apontam, segundo o Ibope, a Globo na liderança com 13,86 pontos, seguida da Record com 6,57, SBT com 5,59, Band com 2,04 e Rede TV! com 1,34. Os índices referem-se a média das 24hs do dia.

Quando passou a investir massivamente em conteúdo de programação no fim de 2004, a Record deu o prazo de cinco anos para assumir a liderança de audiência nacional. O slogan “A caminho da liderança” dava a tônica do objetivo. Desde lá, a emissora investiu em teledramaturgia, jornalismo e esportes obtendo crescimento significativo na audiência e incomodando a Globo em diversos horários.

Calcanhar de Aquiles
Para a tão desejada liderança de audiência ser conquistada, a Record precisa investir ainda mais na programação. À tarde, horário no qual a emissora chega a ficar no quinto lugar de audiência, precisa ter novas atrações. O “Programa da Tarde” precisa abandonar as pegadinhas estrangeiras, reprises de reportagens, além dos trechos de programas do Tom Cavalcante, Eliana e Rodrigo Faro e outros tantos, e investir em conteúdo próprio. O Pica-pau, maior estrela da emissora, deve ser resguardado. São duas exibições diárias do septuagenário desenho, uma no início e outra no fim da tarde, além das exibições no início das tardes de sábado e domingo.

Outra atração que precisa de imenso cuidado com o desgaste perante o público é a bem sucedida novela-série “Os Mutantes”. A trama tem atualmente duas exibições diárias. Uma reprise da 'primeira temporada', antes do Jornal da Record, e a exibição da atual temporada depois do noticioso. Certamente não será com programação requentada que a Record chegará a ser uma TV de primeira.

Nenhum comentário: