quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Genotipagem do HIV na Fundação de Medicina Tropical

A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM) inaugura em março o seu Laboratório de Genotipagem do Vírus HIV, que vai executar testes moleculares, ou seja, genotipagem do vírus HIV com a finalidade de verificar mutações de resistência que levam à falha terapêutica, o que possibilita uma terapia de resgate e a reorientação do tratamento do paciente. Os testes realizados no laboratório também permitirão a caracterização dos vírus circulantes na região, possibilitando o mapeamento epidemiológico e a dinâmica dos subtipos do HIV no Estado.

As instalações prediais do laboratório na FMT-AM estão prontas e aprovadas pelos técnicos do Ministério da Saúde.

O laboratório de genotipagem vai ser implantado por meio de uma parceria com o Programa Nacional de DST/AIDS, do Ministério da Saúde. Com ele, a FMT-AM integrará a Rede Nacional de Genotipagem (Renageno), um serviço prestado aos pacientes vivendo com AIDS no Brasil.

O "Renageno" atua como sentinela no uso de medicamentos anti-retrovirais, a rede acompanha os pacientes em todo o país com a finalidade de detectar mutações no vírus que possam comprometer a eficácia dos medicamentos, propondo esquemas terapêuticos alternativos. A rede é composta por pesquisadores, profissionais de laboratório, médicos infectologistas e pediatras.

Nenhum comentário: