domingo, 19 de julho de 2009

Morre em Manaus o ex-governador Gilberto Mestrinho

Morreu na manhã deste domingo (19), em Manaus, o ex-governador e ex-senador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, aos 81 anos de idade. Ele lutava contra um câncer do pulmão e estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Prontocord.

O corpo de Mestrinho será velado no salão nobre do Palácio Rio Negro, sede do Governo do Estado, Av. Sete de Setembro, Centro.

Pequena Biografia

Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo nasceu em Manaus no dia 23 de fevereiro de 1928. Foi prefeito de Manaus, três vezes governador do Amazonas e uma vez senador pelo PMDB (partido a qual sempre foi fiel) onde ficou de 1999 a 2007. Tentou se reeleger ao Senado em 2006, mas perdeu a vaga para o atual ministro dos transportes, Alfredo Nascimento. Após a derrota, Gilberto anunciou sua aposentadoria da vida política.

Ele era conhecido pelo apelido carinhoso de "Boto" justamente porque conseguia conquistar a simpatia até daqueles que o criticavam - bastava bater um breve papo com ele. E assim como a conhecida "lenda do boto encantado" (que segundo a lenda sai dos rios em noites de festas, se transforma num bonito rapaz para conquistar as moças mais bonitas de um vilarejo), Gilberto sempre teve fama de mulherengo e conquistador (o povo sempre comentou).

O jingle de campanha usado por Gilberto Mestrinho é o mais popular da política amazonense. O refrão "Gilberto ôôôô" até hoje é lembrado, tanto pelos mais velhos quanto pelos jovens.
Repercussão
Inúmeras vezes a morte do ex-governador foi anunciada nas rádios de Manaus por engano. Muitos admiradores do político até brincavam dizendo que as rádios amazonenses já haviam matado Gilberto milhares de vezes.

Nos meios de comunicação, as primeiras informações da morte de Mestrinho foram anunciadas no Twitter (microblog que se tornou muito popular nos últimos tempos e que vem se destacando por noticiar fatos antes da grande imprensa). Depois, a notícia foi veiculada na rádio CBN, no site do jornal O Globo, no Portal Terra e no Portal Amazônia.

Um comentário:

CLIFERTHON Lucas disse...

Gilberto deixa um legado que nós, do PMDB, teremos muito trabalho para honrar, visto que seus "pupilos" não são nem de longe iguais a ele.