quinta-feira, 6 de março de 2008

Carta ao amigo estrangeiro


Manaus, 27 de Setembro de 2007

Querido amigo,
Muito me entristeceu o fato de você ter se desinteressado em vir passear no Brasil, ainda mais, de ter descartado a hipótese de morar aqui. Já estava elaborando nosso roteiro turístico e procurava um apartamento para você.
Infelizmente, todos os acontecimentos que você apresentou para não vir ao meu país são verdadeiros e preocupam nossa sociedade.O Brasil é um país cuja história é marcada pela exploração de nosso povo e de nossas riquezas. Atravessamos duas décadas com uma ditadura militar que vedou o desenvolvimento de vários setores. Além disso, apesar de termos superado a ditadura, a prática viciosa de legislar em causa própria ainda é um dos princípios que norteiam nossos governantes.
Como sabes, a elite econômica, seja no Brasil ou em qualquer outro país, interessa-se apenas no lucro. E se o lucro advém da exploração do povo, isso vai ser feito. Hoje, definitivamente, o Brasil não é um país de todos, mas acreditamos que um dia ele pode ser e é por isso que lutamos.
Os veículos de comunicação, quase sempre, são empresas de caráter privado e possuem interesses que nem sempre estão em concordância com o do povo. Portanto, se o partido que está no poder não faz parte da patota do dono do jornal, a crítica aos problemas sociais é feroz.
Não quero dizer que não atravessamos por estes problemas, mas quero alertar que eles são instrumentos de manipulação de interesses.
E nesse jogo sujo de interesses escusos, a miséria e a falta de informação do povo são joguetes da elite econômica e política em prol da perpetuação da estratificação social.
Apesar de tudo, nosso país tem melhorado. É verdade que algumas escolas brasileiras enfrentam problemas de ordem estrutural, mas, felizmente percebemos a importância da educação e o número de pessoas que cursam ensino superior saltou de 2% para 5%. Número singelo, mas é um crescimento agradável.
O Brasil é um país moderno e atravessa questões que tem preocupado o mundo inteiro: o lixo das grandes cidades; a devastação ambiental e as doenças advindas disso; e agora o aquecimento global.
Apesar de todos estes problemas é muito bom viver aqui. Pela natureza, pela simpatia do povo, pela cachaça, pelo futebol, pelo carnaval e pela mulata.Felicitações!

Escrito por Tabajara Moreno

Nenhum comentário: