Em Dezembro de 1951 entrava no ar “Sua Vida me pertence”, de Walter Foster, a primeira telenovela brasileira. De lá pra cá, o gênero se modificou bastante e as novelas se tornaram o produto de maior audiência e faturamento da TV no Brasil.
Conheça agora as tramas de maior audiência nesse meio século de história.
1º)
O maior sucesso da teledramaturgia brasileira atingiu 78 pontos de média no Rio de Janeiro e 74 em São Paulo. O último capítulo teria atingido 100% de audiência, segundo reportagens da época.
2º)
Janete Clair foi a autora mais bem sucedida da história da teledramaturgia brasileira emplacando sucessos como "Véu de Noiva" (1969); "Irmãos Coragem" (1970); Selva de Pedra (1972), "Pecado Capital" (1975) e "O Astro" (1977). "Fogo Sobre Terra" atingiu 74 pontos de média no Rio de Janeiro.
2º)
Remake do clássico homônimo da década de 70, essa versão foi protagonizada por Fernanda Torres, Cristiane Torloni e Tony Ramos. Sucedendo o fenômeno "Roque Santeiro", sendo escrita também por Dias Gomes que homenageava a esposa Janete Clair, falecida em 1983. Essa versão atingiu 61 pontos em São Paulo. Segundo informações da Rede Globo, a versão de 1972 com Regina Duarte, Francisco Cuoco e Dinah Sfat teria marcado 100% de audiência no último capítulo.
3º)
É a terceira novela mais assistida tanto no Rio quanto em São Paulo. No Rio de Janeiro marcou média de 73 pontos, em São Paulo 61.
Essas informações foram extraídas do livro "Telenovela: História e Produção". Escrito por Renata Ortiz, Silvia Helena Simoes e José Mario Ortiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário