domingo, 13 de abril de 2008

Primeira Conferência GLBT discute Regimento


A primeira Conferência Estadual de Políticas Públicas para GLBT, realizada no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), discutiu detalhes da composição do regimento interno que orienta os governos Estadual e Federal na criação de políticas públicas voltadas para GLBT.


Com o objetivo de combater a violência contra gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, o regimento prevê um diálogo amplo entre autoridades e gestores públicos com os diversos seguimentos da sociedade para assuntos relacionados à Política Nacional de Promoção da Cidadania de gays, lésbicas, bissexuais e travestis.


As propostas discutidas e adotadas pelo regimento estadual serão levadas à discussão na Conferência Nacional, que acontece entre os dias 06 e 08 de junho, em Brasília.


Segundo a representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Adeyde Viana, esse é o momento ideal para que as necessidades e anseios do seguimento GLBT sejam discutidos e construídos para assim tentar resolver os problemas.


De acordo com a antropóloga especializada em minorias sociais, Iraildes Caldas, a realização da primeira conferência é um marco na construção da cidadania GLBT porque é resultado de um movimento histórico de lutas que remonta à década de 80. “Foi a primeira vez que Manaus mostrou a cara e que a política pública surgiu como forma de enfrentamento à violência praticada contra os GLBT”, disse Iraildes acrescentando que a discussão de políticas públicas para essas minorias foi iniciada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


O evento organizado pelo Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) contou com a participação de representantes do seguimento GLBT e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, vinculada ao gabinete da presidência da república.

Nenhum comentário: