segunda-feira, 30 de junho de 2008

Caprichoso é bicampeão do Festival Folclórico de Parintins



Com uma diferença de 4 décimos o Boi Bumbá Caprichoso conquistou o 43° Festival Folclórico de Parintins. No geral, o Garantido somou 1257,4 e o Caprichoso 1257,8. O touro negro defendeu, nas três noites de apresentação (27,28 e 29), o tema "O Futuro é Agora" destacando a preservação e a sustentabilidade da mesma. O boi da estrela destacou também o surgimento dos movimentos sociais que deram apoio aos povos da floresta na defesa da Amazônia, fazendo assim uma retrospectiva aos anos 1970, década do surgimento desses movimentos. Entre eles os formados por ribeirinhos, povos indígenas, seringueiros e camponeses, além de exaltar a resistência dos índios aos colonizadores como uma lição a ser seguida para construir um futuro melhor.

A apuração

Como acontece todos os anos, a apuração foi cercada de polêmicas. O Garantido começou em desvantagem, perdendo 7 décimos por ter se atrasado na primeira noite. Porém, os representantes do boi vermelho não aceitaram numa boa. Pelo contrário, houve muita discussão e troca de ofensas entre os representantes do Garantido e a Comissão Julgadora. Eles alegavam que a comissão não tinha o direito de tirar pontos já que o Caprichoso não entrou com o pedido de impugnação. Por isso, a apuração começou às 15:ooh, com uma hora de atraso.

Com a vantagem de um décimo o Caprichoso venceu a primeira noite; venceu também a segunda noite, desta vez com uma vantagem de 3 décimos. A última noite foi equilibrada e terminou empatada entre os dois bois. E com quatro décimos o caprichoso conquistou o título do festival pelo segundo ano consecutivo. A festa da vitória, como já é tradição, está marcada para o próximo sábado, no sambódromo.

Chororô vermelho

Como era previsível, no final da apuração, enquanto um lado comemorava, o outro resmungava. Antes do final da apuração o presidente do Garantido Vicente Matos encheu a boca para dizer que o boi vermelho, segundo ele, ao contrário do Caprichoso, não fica choramingando a derrota ou dizendo que o resultado foi armação. Não foi bem isso que aconteceu no final. No primeiro pronunciamento após o anúncio do resultado, o presidente do bumbá vermelho disse que o resultado foi fabricado, além de lamentar profundamente a perda dos 7 décimos, que, sem dúvida fizeram muita falta.

Títulos perdidos por décimos não são nenhuma novidade no festival de Parintins. Essa o torcedor do Garantido não pode esquecer: em 1997, o apresentador do Caprichoso, Gil Gonçalves, perdeu pontos por agradecer o (na época) governador Amazonino Mendes na hora da apresentação. A punição foi fatal para que o boi azul deixasse escapar o tetracampeonato. 11 anos depois foi a vez do boi vermelho sentir na pele o que é perder um título por décimos.

Um comentário:

Anônimo disse...

O boy caprichoso ganhou pois é o melhor de PARINTINS!!!