quinta-feira, 12 de junho de 2008

Golaço de letra

Por Luiz Guilherme

Ontem o Sport Clube Recife levantou a taça da Copa do Brasil 2008. Título merecidíssimo, afinal, encontrou pedreiras no seu caminho como: Palmeiras, Internacional, Vasco e Corinthians. Eliminou-os com maestria. Agora, sem polêmicas ou sombra de dúvidas, o clube conquista um título nacional.
#Finalmente os manauras apaixonados por futebol voltaram a assistir os jogos de quarta-feira ao vivo, ao invés dos pífios compactos. Como diria aquele personagem do humorista falecido Bussunda: "Fala sério!" Em pleno século XXI não dá para ficar assistindo jogo gravado.
#Os jogos voltarão a ser transmitido ao vivo graças a uma decisão liminar concedida pelo juiz Divaldo Martins da Costa, da 4° Vara Civil de Manaus. Caso a Rede Amazônica, filiada da Rede Globo, descumpra, vai ter que pagar uma multa de R$20 mil.

#O goleiro corintiano Felipe, herói na vitória por Pênaltis contra o Botafogo nas semifinais, engoliu um Sr.Frango no segundo gol do Sport. Como goleiro sofre. De herói a vilão na velocidade da luz. Levar frango logo numa final; não desejo isso nem para o goleiro da seleção argentina.

#Mas, a culpa não é só dele. O Corinthinas não jogou um bom primeiro tempo e acabou sucumbindo à superioridade do Sport, que contava ainda com o apoio de sua torcida.

#Por isso, não foi nenhuma zebra rubro-negra. Pelo contrário, quando o Sport conseguiu diminuir a diferença de três gols no primeiro jogo, realizado no Morumbi, marcando um gol aos 46 do segundo tempo, eu já sabia que o Corinthians não teria moleza na Ilha do Retiro.

#Pudera, afinal, o Sport, mesmo jogando mal, cresce quando joga na Ilha. Prova disso foi a vitória considerada "magra" sobre o Vasco no primeiro jogo das semifinais. Tanto o Vasco como o Sport não jogaram bem, porém, quem saiu com a vantagem foi o leão.

#Assim como o leão, bem que a torcida do Sport também poderia adotar a Fênix como mascote. Por quê? Simples. Nesta Copa do Brasil, o Sport não se deu bem quando jogou fora de casa, entretando, quando jogou no seu estádio renascia das cinzas e detonava seus adversários. Impossível não lembrar da sonora vitória sobre o Palmeiras de goleada (4 a 1).

#A mística de jogar em casa foi tão marcante, que a Ilha do Retiro ganhou o apelido de La Bomboilha, uma comparação com o temido estádio La Bombonera do Boca Juniors.

#Em Manaus o Sport não é tão popular como o Corinthians, entretanto, houve uns foguetinhos estourando no ar após o jogo (mesmo debaixo de chuva forte). Provavelmente eram os "secadores de plantão", encabeçado pelos palmeirenses, é claro.

#Mesmo assim, tive a oportunidade de ver no ônibus, nesta manhã, um jovem vestido de Corinthians dos pés a cabeça. Tordedor fiel é assim mesmo: na alegria e na tristeza.

#De qualquer forma, parabéns aos torcedores do Sport que moram em Manaus.

Nenhum comentário: