segunda-feira, 23 de junho de 2008

Semana Nacional Antidrogas debate a participação da comunidade na batalha contra as drogas

Cartaz da estudante amazonense Paula Regina dos
Santos, vendedora do Concurso Nacional de Cartazes Sobre
Drogas.

Na última quinta-feira (19), no hall da agência do Correio da Praça do Congresso – Centro, aconteceu a abertura da Semana Nacional Antidrogas que acontece até o dia 26. Organizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), por meio do Conselho de Entorpecentes do Amazonas (Conen/AM), em uma parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), a semana vai discutir a importância da participação da comunidade no combate e prevenção ao uso de drogas.

Na solenidade de abertura da semana foi feita a apresentação dos alunos vencedores do VII Concurso Estadual de Cartazes que teve como tema “A Preservação e o uso indevido de Drogas na Comunidade”. Os cartazes, expostos na agência dos correios da Praça do Congresso, foram produzidos por crianças da faixa etária de 7 a 14 anos e simbolizam a percepção delas de como a comunidade deve agir para prevenir o uso de entorpecentes.

Uma constante nos cartazes vencedores é a presença de imagens que remetem à família, escola, igreja, a prática de esporte e a harmonia familiar e social. O aluno da quarta série da Escola Estadual Bom Pastor, Frank Elison Ramos, 9, foi sucinto na definição do cartaz, produzido por ele para o concurso. “Significa um mundo sem drogas, um mundo bem melhor”, disse.

Para o assessor do Departamento Estadual Antidrogas da Sejus, Raimundo Gutembergue Soares, a realização do concurso de cartazes sobre a temática das drogas com a participação de crianças, a partir da segunda série do ensino fundamental, é uma ação eficaz no combate ao uso de entorpecentes, pois insere no cotidiano dessas crianças, a temática das drogas e, conseqüentemente, estimula a percepção crítica delas quanto à utilização. “Inserir a problemática das drogas para as crianças facilita a preocupação com consumo indevido na sociedade e na família. É preciso apresentar a idéia de que a decisão de usar ou deixar de usar drogas é unicamente da pessoa, mas para que a pessoa tome a decisão, toda a sociedade deve ajudar”, falou Gutembergue.

O presidente do Conen/Am, José Nilson dos Santos, acredita que a semana é um momento impar no combate a prevenção. “O Brasil está dando passos importantes para o combate às drogas. Saímos de um período de atraso”, falou. Para ele, a realização do concurso de cartazes pode ser comparada à campanha de imunização contra a Poliomielite. “Os cartazes produzidos pelas crianças são um passo importante para o combate às drogas. De gota em gota, o Brasil conseguiu se livrar da poliomielite e, a partir destas ações, do debate sobre o uso das Drogas, começamos a fomentar a importância de evitar o seu uso, principalmente das Drogas lícitas”, disse Nilson.

Nenhum comentário: