segunda-feira, 7 de julho de 2008

Golaço de Letra

Luiz Guilherme

Futebol é uma caixa de surpresas, desagradáveis em alguns casos. Não torço para o Fluminense, mas, por um momento me coloquei no lugar deles no dia 02 de Julho de 2008. Uma data que todo torcedor tricolor vai querer esquecer, mas, não vai se envergonhar ao lembrar. Sabe por quê? O Flu perdeu lutando. Existe derrota mais honrosa que essa? Precisando reverter uma vantagem de dois gols sofridos no primeiro jogo e levando um aos cinco inutos do primeiro tempo do último jogo, os "pó-de-arroz" não se abateram e com o apoio de sua torcida correram atrás, e graças a uma noite inspirada de Thiago Neves fizeram aquilo que parecia impossível: levaram a decisão para a prorrogação.

O resto todos nós já sabemos. Não precisa dar detalhes da canseira dos jogadores do Flu nos 30 minutos da prorrogação, da frieza dos jogadores da LDU ante a pressão da torcida e dos três pênaltis perdidos pelos três principais jogadores desse time, entre eles o Thiago Neves. O objetivo desse texto não é comentar os fatos, até por que escrevo numa segunda-feira, quatro dias depois da final. O que quero destacar é a falta de consideração de uma parcela da torcida. Isso é bem típico, para o torcedor brasileiro não importa se o time deu o sangue em campo. Perdeu? É o pior time do mundo. A imprensa ajuda a alimentar esse mal. O jornal "Repórter" na edição desta semana foi muito injusto com o tricolor carioca ao chamá-lo de "time ruim" que merecia "descer às profundezas para um estágio com o chifrudo e nunca mais voltar aos campos de futebol". Leseira dos editores. Aos torcedores do tricolor, especialmente ao meu vizinho que durante a saga do Flu na Libertadores pendurou uma bandeira do Fluminense na sua laje, ergam a cabeça, aplaudam esse grupo por lutar bravamente na final e os apoiem para que o time saia da incômoda lanterninha do campeonato brasileiro, porque esse "time ruim", segundo o jornal "Repórter", fez só três gols numa final de um torneio continental. Só isso.
#O sol raiou no Vasco da Gama. Clube conhecido por seu histórico de democracia acabou sendo, infelizmente, comandado por um diatador. Mas, Roberto Dinamite assumiu a presidência do clube semana passada e já nos primeiros momentos mostrou que as coisas mudarão da água pro vinho em São Januário. Vida longa ao novo presidente.
#O torcedor do Flamengo está sorrindo á toa. Basta bater um ventinho na cara e já está gargalhando. Pudera, o clube está na liderança isolada do campeonato brasileiro com uma vantagem de cinco pontos em relação ao segundo colocado.
#Flamenguistas de Manaus. A nova sede da loja de produtos oficiais do clube, "Raça Fla", inaugurou ontem. Para os desavisados ou desatentos, a loja fica na Av. Djalma Batista, praticamente ao lado do pet-shop "Arca de Noé".

Nenhum comentário: