quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Fundação Hemoam

Buscando proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes em tratamento na Fundação Hemoam, o Grupo de Apoio às Crianças Portadoras de Doenças do Sangue – Grupo Raio de Sol, em parceira com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Comando Militar da Amazônia (CMA), realiza nesta quinta-feira, dia 28, das 13 às 16h30 um passeio com pacientes ao Bosque da Ciência. Participam da atividade 80 pessoas, entre pacientes de leucemia e outras doenças do sangue, voluntários e familiares.

O presidente do Grupo Raio de Sol, João Lima, destaca que a visita ao Bosque da Ciência tem por objetivo levar alegria e bem-estar aos que estão em tratamento e possuem limitações em sua qualidade de vida. As doenças do sangue podem acometer qualquer pessoa, independente de sexo, etnia ou nível social. “Embora com todos os avanços da medicina, ter a doença e tratar-se dela, acarreta aos pacientes e aos familiares sofrimentos de ordem física, emocional ou social, especialmente para uma parcela da população que dispõe de poucos recursos financeiros”, destacou João Lima. Ele ressalta ainda a necessidade de que o tratamento dos pacientes não se restrinja tão somente aos cuidados médicos. “É importante uma equipe multidisciplinar, favorecendo que paciente seja tratado de forma integral. Indo além da doença e considerando-se todos os aspectos implicados no processo de adoecimento”, disse.

“Cada pessoa tem uma forma singular de adoecer e estar saudável, o que é perceptível pelo sentido que atribui aos eventos que vivencia. E todas estas atividades promovidas pelo Grupo são ansiosamente esperadas”, esclarece João. Para ele a qualidade de vida é resultado da combinação de fatores subjetivos, como o grau de satisfação geral de um indivíduo com a própria vida, e de fatores objetivos, como o bem-estar material, boas relações familiares, disposição para tratamento, a segurança em relação ao acompanhamento médico, enfim, vários itens que somados proporcionam tranqüilidade, confiança, segurança, bem-estar. A qualidade de vida precisa suprir as necessidades humanas integrais, em seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais. “Por isso sempre que possível, proporcionamos aos pacientes a oportunidade de sair do meio hospitalar, além conhecer lugares novos, promovendo a inclusão social de grupos com necessidades especiais. Queríamos poder fazer mais atividades externas, orientadas, a exemplo da Visita ao Bosque da Ciência, por isso agradecemos o apoio do INPA e do CMA, que tornou possível atender um número maior de pessoas. Estamos no aguardo de mais voluntários, empresas e instituições que nos apóiem”, ressalta João Lima, presidente do Grupo.

Grupo Raio de Sol – Sua missão é prestar assistência, de caráter voluntário, a crianças e adolescentes portadores de doenças do sangue. Além de ações sociais, o Grupo tem por objetivo a reintegração dos pacientes à sociedade, oferecendo atividades profissionalizantes, apoio psicológico e motivacional, além de atividades culturais e recreativas. Atualmente, tem por meta a construção da Casa de Apoio para abrigar os pacientes e familiares oriundos do interior e dos Estados vizinhos. Estes, em geral possuem dificuldades financeiras e em relação à acomodação na capital para permanência durante o tratamento, que dura em média de 2 a 3 anos (para casos de Leucemias, por exemplo) ou a vida toda para doenças crônicas como hemofilia, anemia falciforme, entre outras. Hoje estão em tratamento 454 pacientes entre crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hemoam

Nenhum comentário: