terça-feira, 16 de setembro de 2008

Análise do jornal Dez Minutos

Luiz Guilherme Melo

Ontem foi lançado o jornal Dez Minutos, períodico popular do grupo Diário do Amazonas. O preço é bem acessível, R$ 0,25. Mas, como diria meu colega Jorge Leite do blog Sempre Rola, Né?, esperava mais. A começar pela divulgação. Somente ontem vi outdoors sobre o jornal. A publicidade foi muito fraca.
Enfim, vamos ao conteúdo. Tudo bem que o foco do jornal é o público das classes C e D, mas, mesmo assim esse público merece um bom produto. O jornal Dez minutos nada mais é que um resumão do que saiu no jornalzão. Linguagem simples, notícias curtas, quase notinhas e um foco mais nitído nas notícias policiais. Infelizmente, isso acaba reforçando a idéia de que o jornal voltado a um público mais popular tem que ter a violência urbana como seu carro-chefe.
Outra decepção foi perceber que a equipe responsável pelo jornal é a mesma do Diário. Por isso ficou com cara de resumão. E as notícias são tão curtas que acabam não sendo o suficiente para saciar a sede de informação do leitor, que acaba sendo tentado a procurar mais detalhes no próprio Diário do Amazonas, onde as mesmas notícias podem ser encontradas com mais detalhes. É claro, não posso generalizar, havia uma notícia bem completinha, sim. Era sobre o casamento da cantora Sandy, bem mais detalhada que as notícias sobre política. Ponto negativo para o jornal.
E outra. Será que é uma boa idéia colocar o jornal Dez Minutos na rua junto com seu "pai" Diário do Amazonas? Se é para noticiar fatos num texto "fast-food""por que não colocá-lo nas ruas pela parte da tarde, trazendo notícias quentinhas do turno da manhã? Faria mais sentido.
No próximo dia 25/09 será a vez do jornal Manaus Hoje, da família Calderaro, circular. Custando R$0,50 o jornal promete, nas propagandas e na reportagem publicada no jornal A Crítica do último domingo, que informará o leitor sem linguagens específicas das editorias (politiquês, economês etc). Na divulgação do Manaus Hoje o grupo Calderaro de comunicações vem acertando. Agora, espero que faça a diferença, ou seja, tenha uma equipe própria para o jornal e não se limite a ser um resumão do jornal principal. Resta-nos esperar para ver. Quanto ao Dez Minutos, ainda há tempo de ver onde errou e procurar acertar.

4 comentários:

Erick_Jornalista & Publicitário disse...

Pow, num achei tão ruin assim não, até ki gostei. Realmente, não se investiu muito em Publicidade, + com um tempo agente aprender, e tenho certeza de os erros serão corrigidos por essa equipe. Como gostei, já tow comprando todos os dias, por mim o jornal fica...vai crescer se todos se empenharem, jornalista e leitores, eu sou um, coloco minha mão a disposição, boto fé nessa equipe!

Valeu Dez min.!

Anônimo disse...

Eu compro o 10 minutos todos os dias quando vou comprar pão pela manhã,eu não sabia que era do Diario,gosto da maneira resumida,o dia passa rápido e não da pra ler jornal como no Domingo aquele pacotão da Acritica,e o Hoje é bacana o vocabulario 'teizoitão,cachola etc..
E o seu blog pow ta de parabens andei dando uma fuçada e ta baum mesmmo chega de papo e vou continuar minha leitua no blog um abraço.

Vitor Baravelli Perez disse...

Olá colegas,

Trabalho no meio jornal em Brasília e tenho acompanhado a evolução do Dez Minutos somente por seus resultados em circulação paga, os quais não param de crescer.

Estou tentanto compreender um pouco mais os motivos de sucesso deste jornal, mas tenho muito poucas informações sobre o mesmo. Normalmente publicações similares pelo restante do Brasil estão crescendo graças à combinação de preço de capa muto baixo e promoções de vendas agressivas. Vocês saberiam me dizer quais acões promocionais o Dez Minutos vem realizando?? (ex. junte 10 selos + R$ 10 e troque por uma batedeira; 10 selos e concorra a uma moto...)

Um outro ponto que gostaria de ajuda é sobre o mencionado Manaus Hoje. Eu o desconhecia. Qual sua impressão sobre o jornal, ele tem conseguido espaço no mercado mesmo com seu preço mais alto??

Se puderem, me respondam no e-mail:
vitor.baravelli@gmail.com

Agradeço desde já pela ajuda.
Abraços.

Vitor Baravelli Perez

figuras disse...

O jornal 10 minutos e hoje o jornal de maior circulaão, e estou com um problema de saude e preciso de dinheiro e por isso quero vender uma casa que tenho e gostaria muito que quem leice e quiersse entrar em contato 88029078 e 91718975. e se vcs da redação se poderem me ajudar anuncie e uma casa com cinco compartimento no alfredo nascimento e bem localizado. murada e muito bom de morar. izabelo76@hotmail.com.