quinta-feira, 25 de setembro de 2008

“DEPOIS DE MORTO COROE O RABO”

Fotos: Ellza Souza


Ellza Souza
Especial para o Jornal Tréplica


Assim falava a sogra do artista amazonense Moacir Andrade, que também acha que as homenagens devem ser feitas em vida. Depois , só Deus sabe. Moacir Andrade construiu uma extensa carreira como professor, projetista, pintor, escritor, poeta, colecionador, contador de histórias. Desde os oito anos quando fez o seu primeiro desenho até hoje, em plena efervescência criativa, mostra ao mundo a importância da Amazônia e seu povo. Ensinou nas praças de Manaus a pintar e desenhar. Viajou pelos beiradões levando lições de como preservar a natureza. Enriqueceu sua arte com as histórias dos ribeirinhos, com os cenários exuberantes, com as lendas da floresta.

A obra de Moacir Andrade composta de mais de 4.000 quadros e murais viajou pelo mundo inteiro. A maioria de seus trabalhos está fora do Amazonas, espalhada pelos museus e coleções particulares do mundo afora. Em Manaus alguma coisa está no museu do Cefet, antiga Escola Técnica onde ele estudou e lecionou, algumas obras estão sob a responsabilidade do Sesc, outros quadros se espalham em coleções de empresas públicas e privadas. Um magnífico mural de sua autoria encontra-se no pátio de uma universidade particular. Tem obra sua na Marinha, no Aeroporto, na Suframa.

Os desenhos de Moacir contam a história da cidade de Manaus na sua época. O menino não queria saber de brincar. A madrinha Clotilde o impulsionava para a arte e entregava em suas mãos papel e lápis e ele, que morava no centro, observava as pessoas na rua, o rio Negro, os ambulantes, os costumes e registrou tudo em traços rústicos, mas de profunda beleza.

O artista está numa nova fase aos 81 anos. Como ele gosta muito de ler, principalmente livros históricos e de muitas páginas, sua imaginação continua fértil como sempre foi. No seu ateliê, no bairro de Aparecida dos Tocos, como ele faz questão de dizer, ele está trabalhando arduamente em 20 quadros sob uma perspectiva “diferente de tudo o que ele fez até agora”, diz Graciema, sua esposa. Também trabalha na nova edição de um dos seus livros onde conta histórias que ele ouviu em suas andanças pelo interior.

Um espaço decente para juntar suas obras e mostrá-las aos amazonenses que ele tanto registrou em prosa, verso, telas, fotos, é o mínimo que devíamos ter em Manaus. Um grande museu. É chique e tem nos melhores países do mundo. Como gostamos de copiar tudo, copiemos algo que engrandeça a nossa identidade cultural.

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