quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Caso Eloá deixa Brasil Urgente a 1 ponto da liderança

Tabajara Moreno
Da Equipe do Jornal Tréplica



O trágico seqüestro da adolescente Eloá Cristina Pimentel, 15, pelo ex-namorado Lindemberg Alves, elevou ontem (22), mais uma vez, a audiência do policialesco Brasil Urgente comandado por Datena, na Band. Conforme números preliminares do Ibope, a exploração do caso fez o jornalístico da Band marcar média de 11 pontos e chegar a picos de 16 encostando na Globo que no mesmo horário exibia a novela “Negócio da China” marcando média de 17 pontos. No horário a Band ocupou o segundo lugar isolado.

ALAVANCANDO
E o seqüestro da adolescente de Santo André não alavancou somente a audiência da Band. O Hoje Em dia, da Record, tem explorado bastante o caso e garantido a liderança de audiência nas manhãs para a Record. No sábado (18), após a invasão da polícia, o programa bateu seu recorde histórico de audiência e liderou com 15 de média e 18 de pico. Para se ter uma idéia, o principal produto da Record, a novela-série “Os Mutantes” tem média de 14 pontos, no horário nobre.

Na Rede TV!, o apático e patético A Tarde é Sua, comandado por Sônia Abrão, viu seus índices subirem vertiginosamente. A audiência habitual girava em torno de 1 e 2 pontos. Quando a apresentadora entrevistou, por telefone, o seqüestrador, a atração ocupou a vice-liderança no horário com médias de 5 pontos.

No Domingo, tanto o Fantástico, na Globo, quanto o Domingo Espetacular, na Record, elevaram seus índices com a exploração do caso. A revista dominical da Globo raramente tem ultrapassado a marca dos 25 pontos de média. No último domingo, marcou média de 30 e pico de 41. Na Record, o Domingo Espetacular amargava, nas últimas semanas, o terceiro lugar no Ibope, atrás do Domingo Legal, do SBT. No último domingo, chegou a liderar por 15 minutos com 16 de média e 22 de pico.



O desfecho do sequestro, na sexta-feira rendeu 40 minutos, não consecutivos, de liderança de audiência à Record. Na disputa com as novelas “Negócio da China” e “Três Irmãs”, o policialesco SP Record marcou média recorde de 17 pontos com picos de 22. As atrações globais marcaram 16 e 23 pontos, respectivamente.

O caso Santo André, não foi uma exceção. O caso Izabella Nardoni também rendeu recordes de audiência às emissoras. Para quem se lembra, com o seqüestro do ônibus 174, a Record chegou a atingir picos de 24 pontos às 18hs com o extingo Cidade Alerta.

Estes casos despertam a atenção do público? Sim. Mas porquê tratá-los com tanta ênfase? Não há outra resposta para isso que não a busca incessante pela audiência. É um crime buscar audiência? Acredito que não. Mas se a polícia não sabia o que estava acontecendo dentro da casa com as adolescentes, o seqüestrador tinha amplo conhecimento das ações policiais a partir da cobertura televisiva. A polícia de Santo André está sendo malhada pela imprensa e por parte da sociedade brasileira. Mas se é para pessoas e órgãos, envolvidos no caso, assumirem erros, a imprensa não estará isenta. Com esse tipo de cobertura jornalística, surge um grande questionamento: as coberturas da TV, ao vivo, ajudam ou atrapalham a ação da polícia?

2 comentários:

TuxBlog disse...

gostaria de saber de que fontes vcs tiraram isso sou prof em comunicacao da eca e discordo desses dados

Anônimo disse...

OLA PROFESSOR,
SOU TABAJARA, ESTUDANTE DE JORNALISMO EM MANAUS. ALGUNS SITES COMO WWW.OPLANETATV.COM.BR ; WWW.TVFOCO.COM.BR, ALEM DA PROPRIA ASSESSORIA DE COMUNICACAO DA RECORD FORNECEM ESSES NUMEROS DE AUDIENCIA. CONFORME A ASSESSORIA DA RECORD, A LIDERANCA FOI POR 53 MINUTOS, OS SITES INFORMARAM QUE FOI COM 40 MINUTOS NAO CONSECUTIVOS.
O NUMERO REFERENTE AO SEQUESTRO DO ONIBUS 174, EU RETIREI DE UMA REPORTAGEM DA VEJA QUE TENHO EM CASA.

SAUDACOES!
TABAJARA MORENO