quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MPE/AM recebe denúncia de compra de voto contra Amazonino Mendes

O Ministério Público Eleitoral do Amazonas (MPE/AM) recebeu denúncia contra o candidato a prefeito de Manaus, Amazonino Armando Mendes e ofertou, hoje, representação para aplicação dos arts. 41-A e 30-A da Lei 9504-97.

A presidente do pleito de 2008, juíza Maria Eunice Torres do Nascimento encaminhou ao MPE/AM os autos de Processo nº 24/2008, no qual a Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal relata a distribuição e abastecimento de combustível em favor da coligação majoritária “Manaus - Um Futuro Melhor”, do candidato Amazonino Armando Mendes, financiados por ele, em troca de voto e apoio nas eleições de 2008.

O delegado da Polícia Federal Wesley Sirlan Lima de Aguiar, responsável pela investigação e coordenador da Operação “Voto Livre”, afirmou ter recebido uma determinação da Superintendência Regional para apurar a distribuição ilegal de combustível.

A denúncia envolve o posto de gasolina RECOPEL - DNP, localizado na av. Djalma Batista - Flores, nesta cidade, que franqueava a distribuição de combustível.

A autoridade policial determinou a suspensão da prática no Posto, conduziu o gerente da empresa a prestar esclarecimentos e recolheu centenas de “Requisições de Combustível”, as quais estavam em poder do gerente, bem como no escritório do Estabelecimento.

Segundo o depoimento do Delegado, o Presidente do TRE/AM, Ari Moutinho, afirmou desconhecer a autorização que a referida coligação dizia possuir para realizar a distribuição de combustível no Posto, que por medida de cautela, a autoridade policial agira de forma correta ao suspender a distribuição e apreender as “requisições de combustível”. O justo receio do delegado em ter deparado com corrupção eleitoral (compra de votos), prevista no art. 299 do Código Eleitoral, foi o fato de ser prática comum em todas as Eleições essas distribuições em troca de voto e apoio. O que chamou a atenção do delegado foi o fato de a prática estar se concretizando às vésperas das eleições.

Os Promotores Eleitorais atuantes na causa são: Jorge Michel Ayres Martins, Maria Eunice Lopes de Lucena Bitencourt, Ronaldo Andrade, Adelton Albuquerque Matos, Tereza Cristina Coelho da Silva. A denuncia é assinada por todos.

As investigações continuam no âmbito criminal. O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) se posicionará na fase recursal do processo.

Fonte: Assessoria da Procuradoria da República no Amazonas

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é trabalho de Amazonino. Esse homem está fazendode tudo para voltar a aliciar os cofres públicos. Quer usar nossa querida cidade como tranpolim para estuprar o Estado com seus apaniguados e bandidos. Há alguns dias ele foi visto no restaurante flat Adrianópolis almoçando com ninguém nada menos que o ex-governador do Acre,Orlei Cameli. Aquele mesmo que em 2001 usou equipamentos do estado para suas empresas a ETAM e Construtora Amazônidas realizarem obras.E ainda ganhou por isso.Sarafa nele gente! Agora é 40.