terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Gotas

*Especialistas dão conselhos para o consumidor nesse começo de 2009: devido a crise econômica mundial evite viagens internacionais, compra de casa e carro novo e, é claro, evite a todo custo as dívidas.

*Para quem não sabe, desde o dia 1° de janeiro quem escrever "lingüiça" comete um erro ortográfico. A nova Ortografia que unifica a escrita dos países falantes da Língua Portuguesa entrou em vigor nesse dia. O que não faltam são reportagens, notícias, artigos e manuais explicando tim-tim por tim-tim as mudanças. A eliminação do trema (exceto para nomes estrangeiros como Müler, por exemplo) é só uma delas.

*Muito se falou a respeito das mudanças ortográficas. Há bons argumentos contra e favor da reforma. Mas agora não adianta. Do professor ao aluno, todo mundo vai ter que se acostumar e aprender as novas regras.

*Antes mesmo do laudo do Ministério Público Federal (MPF-AM) a Universidade Federal do Amazonas decidiu cancelar a prova de Conhecimentos Gerais 2, distribuida no dia errado para um grupo de alunos. A nova prova será aplicada neste domingo, dia 11, às 08:00h. Os locais da prova não mudarão e o presidente da Comissão Permanente de Concursos (Comvest), Adelino Ribeiro, afirmou que a fiscalização será reforçada.

*A Ufam cancelou a prova batendo o pé. O presidente da Comvest chamou a investigação do MPF de "lengalenga".

*O bom desse rolo todo é que a Ufam inaugurou uma nova maneira de enviar questão de prova: via e-mail. A juíza Maria Pinto Fraxe disse que nunca teve notícia, ao menos no Brasil, desse tipo de coisa.

"Socuerro! Linguiça não tem mais trema!
Campanha contra a reforma ortográfica: eu quero botar os pingos nos us!RÁRÁRÁ!"

(José Simão, título e subtítulo da sua coluna publicada hoje no caderno Bem-Viver do Jornal A Crítica, BV7)

Nenhum comentário: