sábado, 14 de fevereiro de 2009

Debatendo a Amazônia

Questões vinculadas ao clima, a sócio-biodiversidade, aos ciclos hidrobiológicos e ao uso sustentável da Amazônia são apresentadas no caderno de debates TOMO I – mudanças climáticas, água no mundo moderno, biodiversidade amazônica. A publicação da "Editora Inpa" é oriunda das discussões estabelecidas em 2007 pelo Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA). Liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o GEEA foi criado em 2007 e é composto por 27 estudiosos de diversas instituições de ensino e pesquisa do Amazonas.

O GEEA surgiu da percepção, por partes dos pesquisadores que a integram, de que a sociedade precisa discutir as questões referentes ao meio ambiente e receber informações científicas mais objetivas sobre elas. Num cenário marcado por indefinições, somente a análise científica pode contribuir, de maneira mais efetiva, com a melhor integração do homem ao meio ambiente.

Os anseios da sociedade convergem justamente na importância do conhecimento científico para um melhor aproveitamento do meio ambiente natural e social. Formulado com o objetivo de constituir instância permanente de debate e analise crítica das grandes questões amazônicas, o GEEA vem atender a essas expectativas.

O caderno de debates é o primeiro criado pelo GEEA e contem as ideias, informações e dados gerados nas palestras e debates ocorridos nas três primeiras reuniões ordinárias do grupo.

A publicação sintetiza as informações sobre a realidade amazônica e pode servir de subsídios a criação de políticas públicas para a tão sonhada sustentabilidade. Nele, estão incluídos os textos relativos à proposta de criação do grupo, as palestras e depoimentos dados nas reuniões. Tudo a partir de uma visão multidisciplinar, já que o grupo e composto de diferentes formações e instituições.

O livro já está disponível para vendas na "Editora Inpa" ao preço de R$ 25. A editora fica instalada na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Avenida André Araújo – 2936 – Aleixo. A publicação também pode ser adquirida pela internet no site http://www.tesouro.fazenda.gov.br/ . No site, deve-se clicar no link Guia de Recolhimento, preencher um formulário, emitir boleto bancário e realizar o pagamento na agência bancária indicada. É cobrado R$ 10 pelo frete.

Nenhum comentário: