segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Inpa discute diagnóstico do setor pesqueiro e madeireiro

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está discutindo juntamente com o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) a elaboração de uma rede de diagnósticos de dois setores estratégicos para a Amazônia: o pesqueiro e o madeireiro. O objetivo do estudo é criar redes de inovação nos dois setores permitindo a integração da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I – às atividades produtivas, considerando o aproveitamento da biodiversidade da biota Amazônica. A reunião inicial do projeto aconteceu nos dias 5 e 6 de fevereiro na Coordenação de Pesquisas em Produtos Florestais (CPPF) do Inpa.

Além do melhor aproveitamento da biodiversidade amazônica, a elaboração da rede de diagnóstico dos dois setores também pretende orientar possíveis atualizações na estrutura legal, assim como, a formatação de políticas públicas de desenvolvimento produtivo que contribuam com a dinamização econômica dos setores.

A análise de ambos os setores vai priorizar aspectos tecnológicos, recursos humanos, mercado, cadeia produtiva, aspectos ambientais e sociais. O estudo do setor madeireiro vai contemplar o processo de tecnologia da madeira, o manejo florestal e a silvicultura. Já a rede de diagnóstico do setor pesqueiro inclui aqüicultura, pesca e tecnologia de pesca.

Nenhum comentário: