segunda-feira, 21 de abril de 2008

Da Redação do Tréplica

Cinema Nacional

No primeiro trimestre de 2008 os filmes brasileiros perderam 24% de público com relação ao mesmo período de 2007. Enquanto isso, os filmes estrangeiros tiveram um crescimento de 1,5%.
Dos 2,9 milhões de espectadores que assistiram a filmes brasileiros, dois milhões acompanharam o longa-metragem “Meu Nome não é Johnny”, de Mauro Lima. O filme conta a história real de um garoto da zona sul carioca que se torna consumidor e traficante de drogas.
A má fase sobrou até para a rainha dos baixinhos. O filme "Xuxa em Sonho de Menina" foi assistido por apenas 321 mil espectadores.

Novelas ajudam a baixar natalidade

De acordo com o Centro de Pesquisa de Política Econômica de Londres, a queda da taxa de natalidade no Brasil foi influenciada pelas novelas. Em 1960 as famílias brasileiras tinham em média 6 filhos. Em 2000, esse índice caiu para 2 filhos.
Conforme a pesquisa, o sucesso das novelas influencia também na escolha do nome das crianças.Os pesquisadores londrinos acreditam que nos países onde o analfabetismo é elevado, as novelas poderiam ajudar os governos a sensibilizar a população sobre a Aids, a desenvolver a educação e a reforçar os direitos das minorias.

Um comentário:

Mário Bentes disse...

Melhor seria se o comportamento da população brasileira fosse orientado por políticas públicas sérias, e não pelos fragmentos distorcidos de realidade que são comuns nas novelas. Um bom exemplo são os jovens, que mais parecem participar de um concurso para ver quem é mais idiota...

Tem até alguns que querem parecer "bacanas", assumindo as mesmas "modinhas" da Malhação, seja nas vestes, seja no comportamento, ou na capacidade de dizer um grande número de bobagens por segundo.

Infelizmente, é isso. São poucos os que como vós tentam fazer algo diferenciado. Mas enquanto houver um, sempre haverá esperança.