terça-feira, 22 de abril de 2008

Da redação do Tréplica

MUNDO

Trabalhadores imigrantes ilegais estão fazendo uma greve inédita para obter a regularização na França.

O movimento, que paralisa restaurantes e diversas empresas, como as do setor de limpeza, vem ganhando força e já reúne aproximadamente 500 grevistas de mais de 20 empresas da capital Paris.Os dados foram confirmados pela confederação geral dos trabalhadores franceses.

Segundo o site G1, a maioria dos imigrantes é de origem africana. Muitos dizem trabalhar há muitos anos na França e pagar impostos.

Os imigrantes afirmam, ainda, que os patrões aproveitam a situação irregular para pagar salários bem inferior ao salário mínimo legal francês, que é de pouco mais de 8 euros (cerca de 22 reais) por hora.

MUNDO 2

O grupo militante Hamas estuda uma trégua com Israel na Faixa de Gaza. A afirmação foi feita nesta terça-feira, por Ghazi Hamad, membro e porta-voz da organização.

Foi retirada, portanto, uma demanda prévia que exigia a inclusão da Cisjordânia em qualquer acordo.

Segundo a Agência Estado, mediadores egípcios buscam interromper os combates entre militantes palestinos e o Exército israelense em Gaza. Ainda de acordo com o porta-voz do Hamas, o grupo aceita um cessar-fogo que ia ser iniciado em Gaza e, posteriormente, seria estendido para a Cisjordânia.

Antes, o Hamas buscava incluir as duas regiões simultaneamente no acordo. A posição foi transmitida ao Egito e agora o Hamas espera uma resposta de Israel.

BRASIL

A ministra do Supremo Tribunal Federal(STF) Ellen Gracie deve analisar a denúncia contra o ex-ministro da economia Antonio Palocci por quebra de sigilo do caseiro Francenildo no caso mesalão. A informação foi divulgada hoje no jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, o ministro do STF Gilmar Mendes não deve analisar a denúncia contra Palocci, como esperava parte do PT. É que Mendes vai assumir a presidência do STF e o caso deve ser transferido para Elen Gracie.

Ainda segundo a Folha, se a denúncia for rejeitada, os petistas pretendem reconduzir Palocci ao ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os postos cobiçados estão o Turismo e o Trabalho.

BRASIL / REGIONAL

A utilização dos recursos da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, no caso de o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar o decreto de homologação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já divide opiniões.

Segundo o site G1, o senador roraimense Romero Jucá (PMDB), líder do governo no Senado, procura encontrar uma fórmula que garanta a permanência dos produtores de arroz na área mesmo quando estiver controlada pelos indígenas.

Uma das alternativas estudadas por ele seria um acordo com os índios. Eles autorizariam a continuidade da produção de arroz, em troca de uma porcentagem da produção ou uma taxa fixa, a ser destinada à comunidade indígena.

Com essa fórmula, o senador, francamente favorável à permanência dos arrozeiros na área, procura evitar um confronto direto com o presidente Lula e o ministro da Justiça, Tarso Genro, que autorizaram a retirada dos arrozeiros da reserva indígena Raposa Serra do Sol.

REGIONAL

Mais de 50% da população de Rio Branco estão com as dívidas atrasadas. É o que revela um estudo feito pela Federação do Comércio do Estado do Acre, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifepac), realizado no início deste mês.

O resultado revela ainda que esse débito foi contraído no ano passado. De acordo com a análise, o descontrole aparece em primeiro lugar nas circunstâncias de maior impacto para o atraso das contas.

Segundo o site Portal Amazônia, o desemprego vem em segundo lugar com 11%. Ao todo 334 pessoas foram entrevistadas.

AMAZONAS

Empresários malaios querem plantar dendê em áreas degradadas do Amazonas. A área escolhida fica no município de Tefé (a 525 quilômetros de Manaus), onde funcionava a Empresa Amazonense de Dendê (EMADE).

A empresa Felda, que trabalha com o beneficiamento do óleo de Palma, na Malásia, pretende plantar 20 mil hectares de dendê na Amazônia.

O presidente da empresa, Iderlon Azevedo, que acompanha a negociação entre a Malásia e o Amazonas, informou que o projeto vai oferecer 3 mil postos de trabalho em Tefé.

O foco da Felda é a área de alimentos, mas a fábrica também vai produzir uma pequena quantidade de biodiesel.

AMAZONAS 2

A pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está com inscrições abertas para alunos interessados em estagiar na Marinha do Brasil. Há vagas para os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, de Produção, da Computação e Florestal.

Também são oferecidas vagas para alunos dos cursos de Desenho Industrial, Estatística, Ciência da Computação, Administração, Ciências Contábeis e Direito.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, na Copac/Proeg.

Os candidatos devem apresentar o comprovante de matrícula e o histórico escolar atualizado, comprovando já ter cursado o 1º ano de seu curso.

AMAZONAS 3

Iniciaram hoje, por volta das 9 horas da manhã, as obras de adequação do Complexo Viário do Igarapé do 40. As obras são compostas por duas passagens Inferiores - São João e Itamaraty; por uma nova ponte na Maués e o prolongamento da Avenida Beira-Rio (atual avenida Lourenço da Silva Braga) no trecho entre Avenida Leopoldo Peres e Avenida Maués, nas margens esquerda, já concluída.

Os condutores que trafegam pela Avenida Leopoldo Peres em direção ao Centro, devem pegar à direita pela Avenida São João e seguir em mão única até a Avenida Maués. Já os condutores que trafegam pela Avenida Castelo Branco, em direção a Educandos, vão manter o trajeto atual, fazendo o retorno em frente ao PAC ou após a rua Visconde de Porto Alegre.

O andamento das obras devem durar pelo menos 6 meses, segundo informações do Coordenador de Operações do Imtrans, Nilson Teixeira.

ESPORTE

Com a vitória de 3 a 2 sobre o São Raimundo, o Nacional manteve o primeiro lugar no grupo 2 do segundo turno do Estadual 2008 e a classificação à semifinal. O atacante Tiago Verçosa foi o destaque do Nacional, marcando dois gols.

O resultado eliminou o São Raimundo que este ano vai ficar fora da Série C do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil do ano que vem.

O Nacional se prepara agora para enfrentar o Fast Itacoatiara, na próxima quinta-feira, no estádio Vivaldo Lima, em Manaus.

Segundo o jornal Diário do Amazonas, a partida está sendo denominada pela maioria dos torcedores como uma final antecipada, que vai definir o campeão deste turno e possivelmente do Campeonato, porque o Fast é o campeão do Primeiro turno e se vencer o Segundo Turno será automaticamente declarado campeão estadual.

ESPORTE 2

Se depender do América e do Holanda, a semifinal de amanhã vai servir também para apagar a imagem negativa que ficou depois da partida do dia 2 de março no Estádio Francisco Garcia.Naquele dia, houve um conflito generalizado entre jogadores do Holanda e torcedores do América e por pouco não houve conseqüências mais sérias.

O diretor do América, Alessandro Bronze, disse esperar que tudo transcorra sem problemas, ao contrário do confronto no primeiro turno.

Há 11 dias no comando do Holanda, o treinador Marquinhos Bahia, entende que a vitória sobre o Fast, por 1 a 0 no sábado, injetou mais otimismo na equipe para a semifinal de quarta-feira contra o América.

Segundo o jornal A crítica, ontem à tarde houve treino com bola.

A diretoria de futebol do América já está providenciando ônibus para levar parte da torcida a Rio Preto da Eva, amanhã, quando o time disputa uma das vagas de finalista do segundo turno.

ESPORTE 3

A tocha Olímpica chegou à Indonésia nesta terça-feira para cumprir a décima quarta etapa da jornada que faz ao redor do mundo antes de chegar, em agosto, na sede dos jogos, Pequim. A chama iria desfilar ao redor do estádio Bung Karno de Jacarta, percorrendo um trajeto de aproximadamente sete quilômetros.O percurso é bem menor que os vinte quilômetros originalmente planejados.

Mesmo assim, houve protestos contra a política chinesa no Tibete. Aproximadamente 2 mil e 500 policiais e 5 mil pessoas deverão acompanhar de perto o evento.

Nenhum comentário: