MUNDO
Autoridades colombianas prenderam na noite desta terça-feira o ex-senador Mario Uribe Escobar, primo e importante aliado do presidente Álvaro Uribe, por suposto envolvimento com grupos paramilitares.
O ex-senador buscou refúgio na embaixada da Costa Rica em Bogotá, depois de uma ordem de prisão decretada pela Procuradoria Geral da Colômbia, mas o pedido de asilo político foi negado.
Segundo a rede de televisão BBC Mundo, Mario Uribe deixou a embaixada sob forte esquema de segurança e teve de ouvir gritos de "assassino" da multidão, formada principalmente por vítimas dos paramilitares.
Nesta quarta-feira, o ex-senador seria levado para uma penitenciária, onde estão presos muitos congressistas e ex-congressistas acusados de envolvimento com paramilitares.
MUNDO 2
O príncipe William, segundo na linha de sucessão à Coroa britânica, usou várias vezes helicópteros do Exército para visitar amigos enquanto aprendia a voar como parte da formação militar. Pelo menos é o que afirma uma reportagem do jornal inglês "The Sun".
Segundo o jornal, o príncipe aproveitou as duas últimas semanas de formação para visitar de helicóptero, alguns amigos e aterrissar em terrenos da família da namorada dele, Kate Middleton.
William fez no total cinco vôos em helicópteros Chinook, entre eles uma visita a uma despedida de solteiros em uma ilha, além de diversos sobrevôos nas residências do pai dele e da avó, Elizabeth segunda.
Segundo a Folha on-line, os comandantes militares justificaram esses vôos como parte do treino do príncipe, que sempre esteve no comando do aparelho.
NACIONAL
Desde que a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o cargo eletivo pertence aos partidos e não aos eleitos, o número de infiéis cassados passou dos 200 em todo o País.
Pelo menos 203 vereadores e um deputado federal, Walter Brito Neto (PRB-PB), perderam o mandato por trocarem de legenda.
O líder no ranking dos Estados é o Pará, que já determinou perda de cargo a 41 vereadores. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul, Piauí e Paraná. Nenhum prefeito ou deputado estadual estão na lista de cassados.
A Bahia é uma exceção à regra brasileira. Por conta própria, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) baiano considerou a resolução do TSE inconstitucional e rejeitou todos os pedidos de cassação encaminhados ao órgão.
Segundo o jornal a Folha de S. Paulo, mais de 500 processos estão parados.
REGIONAL
O Zoneamento Ecológico e Econômico do Estado do Acre vai ser exposto como exemplo de planos que apresentam resultados positivos em dois congressos no Brasil.
Nesta quinta-feira dia 24, o coordenador de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Acre, William Flores, deve apresentar o zoneamento no segundo Congresso Mineiro de Biodiversidade, em Belo Horizonte.
No dia seguinte, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eufran Amaral, leva a experiência acreana para a Bahia.
Segundo o site Portal Amazônia, o zoneamento tem como objetivo mapear as áreas estratégicas do Acre para identificar as potencialidades e vulnerabilidades locais.
AMAZONAS
Empreendimentos imobiliários multifamiliares e comerciais estão obrigado, por Lei, a instalar estações de tratamento de água.
A determinação começou a vigorar ontem com a vigência da Lei Municipal número 1.192/07, que cria o Programa de Tratamento, Uso Racional e Conservação das Águas nas edificações de Manaus (Pró-Águas).
A obrigatoriedade da estação de tratamento de água é válida para prédios com mais de 40 moradores.
A Lei, aprovada pela Câmara Municipal no dia 31 de dezembro do ano passado, vale tanto para os novos empreendimentos quanto para os já existentes.
O objetivo do Pró-Águas, segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente, é dar início ao processo de revitalização dos igarapés de Manaus.
Os empreendimentos que não cumprirem a Lei ficam impedidos de obter licenciamento junto ao órgão ambiental e renovação de alvarás de funcionamento, segundo o Jornal Diário do Amazonas
AMAZONAS 2
Agora é oficial. A verba de gabinete dos deputados estaduais subiu para 45 mil reais.A Assembléia Legislativa do Amazonas aprovou, ontem, o aumento da verba de gabinete de R$ 38 mil para R$ 45 mil, oficializando o 'efeito cascata' do reajuste aprovado na semana passada pelos deputados federais.
Com esse aumento os cofres públicos vão ter que desembolsar 1 milhão e 200 mil reais ano ano.
O aumento de 18,37% (reajuste de 15,43% e aumento real de 2,94%) é retroativo ao mês de abril e vai ser incorporado a partir de maio.
A verba de gabinete é destinada ao pagamento de assessores parlamentares, admitidos sem concurso público.
Cada deputado tem direito a empregar de 5 a 40 funcionários.
ESPORTE
A semi-final do Campeonato Amazonense de futebol 2008 começa a ser disputada, hoje a tarde, no estádio Francisco Garcia, no município de Rio Preto da Eva.
O Holanda chega a semi-final pela primeira vez, no ano de estréia no profissionalismo e vai disputar a vaga na final do Segundo turno com o América, que sonha em conquistar o segundo título da competição.
O América não levanta a taça do Estadual há 14 anos.
Já o Holanda, que chegou ao profissionalismo após a conquista da Série B, soma quatro pontos a mais e por isso tem a vantagem do empate no jogo de hoje.
Há dois dias, o time laranja está concentrado num SPA, próximo ao Rio Preto. E para evitar qualquer situação que coloque a vitória em risco, a comissão técnica dispensou até os coletivos com bola.
No primeiro turno, no jogo que terminou em pancadaria dentro de campo e nas cadeiras especiais, América e Holanda empataram em 1 a 1.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário