Tabajara Moreno
Da Equipe do Jornal Tréplica
O Conselho Municipal de Política Cultura de Manaus (Concultura) divulgou nesta segunda-feira (29), no auditório do Parque do Mindu, a lista dos vencedores da terceira edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus.
Conforme a assessoria de imprensa do Concultura, este ano, o prêmio recebeu 536 inscrições distribuídas em 16 categoriais, e 492 concorrentes ao prêmio de R$ 5 mil para cada vencedor e a publicação do livro pela Editora Muiraquitã.
As categorias contempladas este ano envolveram entre outras poesias, contos, romance, teatro infantil e adulto, crônica, ensaio, folclore, cinema, jornalismo literário, memória e literatura infantil.
Dança e ensaio sobre artes plásticas, outras duas categorias que fazem parte do prêmio, este ano ficaram de fora da disputa porque não houve um número suficiente de participantes.
De acordo com as regras estabelecidas para a disputa dos Prêmios Literários Cidade de Manaus, é preciso ter o mínimo de três participantes. 0Segundo o presidente do Concultura, Aníbal Beça, foram recebidas inscrições de vários Estados do Brasil e de outros países como França, Suíça, Portugal e Peru. “A exigência é que os trabalhos fossem inscritos em língua portuguesa”, explicou Beça salientando que quando os livros são publicados, parte da edição é enviada para as escolas municipais, além de serem enviados para bibliotecas de outros Estados que tiveram participantes vencedores.
VENCEDORES
Das 16 categorias, apenas três foram vencidas por amazonenses. O ensaio “Indicadores Sociais no Amazonas: Contrastes na Urbanização da Capital e do Interior”, escrito por Norma Maria Bentes de Souza, venceu o VII Prêmio Samuel Benchimol – Livro de Ensaio Sócio – Econômico; o jornalista Yuseff Bezerra Abrahim com o livro “1º de Janeiro de 2003 – A Festa do Povo pouco se viu”, na categoria XV Prêmio Clóvis Barbosa – Jornalismo Literário; outro amazonense vencedor do prêmio foi Pedro Lucas Lindoso. Ele foi vencedor na categoria XVI Prêmio Alfredo Fernandes – Literatura Infantil com a obra “O Bôto Côr de Rosa e o Jacaré do Rabo Cotó”.
O restante do prêmio foi dividido entre três gaúchos, dois paulista, três pernambucano, um piauiense, um baiano, um carioca.
A vencedora do Prêmio Álvaro Maia – Livro Romance ou Novela foi Nelsi Inês Urnau com “Asas Livres”. O II Prêmio Artur Engrácio – Livro de Contos, também ficou com Sulivan Antonio Bressan com a obra “Alegrias e Alegorias”. IV Prêmio Péricles Morais, Livro de Crônica ficou com a escritora Célia Maria Albino Maciel com “Perfume para Madame Rosa”.
Marco Aurélio Pinotti Catalão com a obra “PALIMPSESTOS” venceu o III Prêmio Violeta Branca Menescal – Livro Poesia. Leandro Tabosa do Nascimento com “Mandacaru Selvagem” ganhou na categoria V Prêmio Aldemar Bonates – Texto Teatral para Adultos. Jadson Ricardo Alves de Araújo com “Valentim e o Boizinho de São João” ganhou o VI Prêmio Álvaro Braga – Texto de Teatro Infantil.
Luiz Francisco da Rocha com “Vaqueiros e Currais – Histórias, Folclore e Tradições” foi vencedor do VIII Prêmio Mário Ypiranga Montgeiro – Folclore. Jorge de Sousa Araújo com “Leitor Colonial, esse Brasileiro”, venceu o IX Prêmio Arthur Reis – Ensaio Histórico. Paulo Cezar Silva de Oliveira com “Poética da Distenção” ganhou o X Prêmio Luiz Ruas – Ensaio sobre Literatura. Luiza Francisco Lusvargui com “Cinema Nacional e World Cinema – Globalização, Exclusão e Novas Tecnologias na Produção Audiovisual Brasileira” ganhou o XII Prêmio Cosme Alves Neto. Getúlio Geraldo Rodrigues Alho com “Nem Tudo é Memória” ganhou o XIII Prêmio Áureo Nonato – Livro de Memória.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Prezado Ricardo,
Meu nome é Leandro Tabosa do Nascimento, fui premiado no concurso: Prêmios Literários Cidade de Manaus na categoria Teatro Adulto. Também sou pernambucano. Infelizmente apenas hoje vi o resultado no site da prefeitura de Manaus. Minha premiação não foi comunicada pela organização do concurso. Gostaria de saber como você tomou conhecimento (carta, e-mail, telefone)? Se possível gostaria de me comunicar com você através de telefone ou e-mail. O meu e-mail é leo.tabosa@hotmail.com
Parabéns! E aguardo um contato. Leo Tabosa
Infelizmente a organização do concurso pecou um pouco na divulgação dos resultados. Fui agraciado com duas menções honrosas - poesia e romance - e apenas ontem, por acaso, descobri que havia sido agraciado. Mas fiquei muito feliz com a premiação e agradeço, aqui, a todo o povo de Manaus por promover a literatura e dar essa oportunidade aos autores iniciantes!
Postar um comentário