sexta-feira, 17 de outubro de 2008

DIA DO PÃO

*Ellza Souza

Entrei na padaria hoje, dia 16.10.08 e o funcionário me falou que hoje é o dia em que se comemora todos os pães do Brasil, o dia do pão. E a maneira mais adequada de festejar um dia como esse é comendo muito pão. Fui ao balcão e encomendei logo os meus três pãezinhos quentes, é claro, com muita manteiga “amarela” e mandei ver. Mas o que me chamou mais a atenção foi a forma que o dono da famosa padaria de Manaus encontrou para festejar com a clientela. O jeito ecologicamente correto foi até o fim do dia o freguês troca duas garrafas pets por um pão ou troca sacolas plásticas também pelo pão nosso aniversariante. O material recolhido vai para uma empresa de reciclagem.


Segundo o funcionário da padaria a idéia do empresário, por sinal um dos poucos portugueses que ainda atuam na cidade, é trocar as embalagens plásticas por sacolas de material orgânico. Confesso que fiquei surpresa e feliz por essa contribuição para um mundo livre da “praga do plástico” que leva centenas de anos para desaparecer no meio ambiente. A gente vai e a sacola de plástico fica, entulhada pelos rios, pelas árvores, pelas ruas, asfixiando a todos.

* Ellza Souza é jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), escritora e roteirista.

Nenhum comentário: