terça-feira, 21 de outubro de 2008

O domingo será de surpresas

Cliferthon Lucas

Em Manaus as eleições costumam dar surpresas nada boas para os candidatos do sistema. Empolgados por aparecerem com altas porcentagens nas pesquisas de intenção de votos, eles acabam frustrados quando o resultado das urnas lhe são negativos.

Neste ano as coisas continuam iguais. A maior parte das empresas de pesquisas não conseguiram nem chegar perto dos votos apurados pela Justiça Eleitoral. Mas um caso em especial chama atenção. O Ibope no primeiro turno deu ao candidato Amazonino Mendes (PTB) 58% na preferência do eleitor. Quando o TRE acabou a apuração, Amazonino alcançou 46% dos votos válidos. Uma diferença de 12%. Ou seja, cerca de 120 mil votos a menos.

Serafim Côrrea (PSB) nas pesquisas aparecia com 15%. No dia da votação ultrapassou os 23%. Uma oscilação positiva de 8%. Uma margem de quase 90 mil votos a mais.

Se mantendo essa margem de erro para mais ou para menos podemos chegar a um número aproximado. Se na última pesquisa Ibope divulgada dia 15 Amazonino aparecia com 59%, descontando os 12% a mais, Amazonino têm então 47%. Já o caso de Serafim é o seguinte. Segundo a pesquisa, Serafim alcança 34%. Acrescentando os 8% que o candidato atingiu no primeiro turno, Serafim então tem 42%.

Como a margem de erro das pesquisas são de 3% para mais ou para menos na maioria dos modos de aplicação. Amazonino e Serafim estão empatados tecnicamente. O primeiro pode ter de 44% a 50%. Já Serafim de 39% a 45%.

Nenhum comentário: