sexta-feira, 18 de abril de 2008

Mentir: até que ponto é normal?

Por Annyelle Bezerra

A mentira faz parte da vida do ser humano. É utilizada para agradar pessoas ou escapar de situações desconfortáveis. Mas o que fazer quando mentir se torna uma doença?

De acordo com a psicóloga, Simone Russo, o que irá diferenciar a mentira patológica ou pseudolalia da mentira branca – aquela socialmente aceita – é a ausência de culpa, a intencionalidade e a freqüência com que o indivíduo pratica o ato. Mas é preciso esclarecer, a pseudolalia não é uma doença, e sim o sintoma de outras patologias mentais. Pessoas submetidas durante a infância a autos índices de disciplina, assim como indivíduos com baixa auto estima são mais propensos a desenvolver o sintoma. “Uma pessoa que se sente inferiorizada pode usar a mentira para criar um ideal de pessoa” explica Russo.


O mentiroso compulsivo nem sempre tem noção de que está mentindo, o que o leva a acreditar em suas fantasias e considerá-las realidade. Furos nas histórias, comportamento desafiador, dificuldade em respeitar normas, ausência de limites e de preocupação com os outros são algumas das características para detectar o mitomaníaco.


Para que haja o tratamento da mentira é necessário, em primeiro lugar a identificação da doença de base responsável pela sua manifestação. A psicoterapia em conjunto com o uso de remédios é utilizada como controle, pois assim como os transtornos mentais a pseudolalia não possui cura.


Adolescentes e adultos apresentam a “doença” com maior freqüência que as crianças, pois somente a partir dos 5 anos de idade o ser humano é capaz de discernir a realidade da fantasia. O desenvolvimento nos adultos é considerado pelos especialistas mais puro, se comparado ao dos adolescentes, que estão passando por mudanças hormonais.


Além do sofrimento pessoal, a pseudolalia pode prejudicar o desempenho escolar, o relacionamento familiar, profissional e amoroso, ocasionar fugas de casa (no caso dos adolescentes) ou envolvimento com atos ilícitos.



O que é Psicoterapia?


A psicoterapia é uma das práticas da psicologia que busca por meio do auto-conhecimento melhorar as relações do indivíduo com os outros e consigo mesmo.
“(...) refere-se à aplicação de procedimentos psicológicos, derivados de modelos que integram ciência, teoria e prática, fundamentados em aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais, biológicos, psicológicos e sociais do funcionamento humano, de uma perspectiva etiológica e segundo modelos de desenvolvimento que abrangem fatores transculturais, sociais e econômicos, com a finalidade de explicar, prever e aliviar transtornos, deficiências e angústia, bem como promover o desenvolvimento integral e o ajustamento pessoal de indivíduos, através de métodos e técnicas de avaliação, planejamento e invenção.” (MASCARENHAS, Eduardo – Grupo sobre grupo – Editora Racco, p.25, 1987)



Patologias mentais associadas à pseudolalia

Síndrome de Munchhausen: o indivíduo não suporta ser comum e utiliza a mentira para chamar atenção para si. Nesses casos é normal a criação de doenças imaginárias, mas que apresentam sintomas reais. Algumas pessoas chegam a ser operadas várias vezes. Por se tratar de uma síndrome pouco conhecida o diagnóstico leva muito tempo para ser confirmado.Transtorno Anti-social da personalidade: também conhecido como personalidade psicopática.

Os portadores desse transtorno, os psicopatas fazem da mentira seu instrumento de trabalho. São capazes de mentir olhando nos olhos, sem motivo aparente e com total ausência de arrependimento.

7 comentários:

Tatu disse...

Mto bacana!! Bacana mesmo... acredite!!! rsrs

Anônimo disse...

Nossa parabéns consegui tirar uma grande dúvida que eu tinha sobre uma pessoa que é bem parecida com esse último parágrafo nossa até parece novela ??

rssrsrsrsrrsr

Anônimo disse...

Bom...tirei algumas duvidas...mas gostaria de ser ajudada...

Anônimo disse...

Tenho um filho de quase 20anos que tem problemas com a mentira,ele fantasia coisas ex:se alistou e foi despensado mais diz a alguns amigos que está servindo.Já disse a um que era detetive,em casa se ele pegar alguma coisa mesmo agente sabendo que foi ele,diz que ñ foi ele.Já o levei no pisicologo que deu alta a ele .agora ele ñ quer mais fazer.como ajuda-lo?

Anônimo disse...

SOFRO COM UMA IRMÃ,QUE APARENTEMENTE POSSUI TAL TRASTORNO A CONVIVENCIA TORNA CADA DIA MAIS DIFÍCIL,MAS AGORA JÁ SEI COMO AJUDA-LÁ. OBRIGADA

COISADELOUCO disse...

Eu tenho um filho que tem 31 anos e menti o tempo todo. Eu acho que até ele acredita na suas mentira. Sei que não faz por maldade, mas fica dificil saber quando está falando a verdade.

Anônimo disse...

AMO UMA PESSOA QUE, AGORA ENTENDO O PORQUE DE MUITAS MENTIRAS DESNECESSARIAS, MESMO ANTES DE SABER O PORQUE, EU SEMPRE FIZ COMN QUE SE SENTISSE O MELHOR O MAIS LINDO E MAIS AMADO DOS HOMENS, QUERO AJUDÁDA LO. vALEU OBRG